domingo, 24 de abril de 2011

Ning: sua própria rede social

O Ning é um serviço para elaboração personalizada de sites web 2.0, que nos últimos dias tem passado por algumas atualizações, e vem sofrendo algumas paradas e bugs, mas ao mesmo tempo o Ning está bem estável e com um serviço mais limpo e melhor customizável.

A versão anterior trabalhava com redes de compartilhamento, vídeo e fotos separadamente, mas agora com novas funcionalidades, houve uma junção destas possibilidades, se tornando um serviço muito semelhante ao famoso MySpace. Com o Ning é possível administrar RSS feeds, fotos, fóruns, blogs e vídeos. Novas funções como widgets personalizáveis e fáceis de encaixar ao longo da página, facilitam a personalização da rede.
Há, inclusive, uma maior customização para usuários que quiserem participar da sua rede, sendo que cabe ao usuário definir se ela será pública ou não. Os temas ou templates ganharam nova força, que podem ser facilmente alterados com funções drag and drop e opção para carregar uma logo própria.
Lembrando que além de criar uma rede social sua você pode gerar rendimentos com ela, segundo o FAQ do Ning, você poderá colocar publicidade na sua rede por um investimento de $19,95 por mês ou ainda ter a sua rede em um domínio próprio por uma quantia de $ 4,95 ao mês.
O Ning cresceu muito desde o lançamento, possui boas funções e se compara às grandes redes de relacionamento. Acredito que o site se encaixa bem na elaboração de redes de relacionamento direcionados, como para determinadas escolas, faculdades, empresas, grupo de amigos, bairros, festas periódicas ou bandas, nos quais as pessoas que frequentam estes lugares ou participam destas comunidades podem ter uma rede social específica, com interesses e relações próprias. São indefinidas as possibilidades, e o Ning é ótimo para isso!
No Blog do serviço há um vídeo demonstrativo do que se pode fazer com o Ning e uma “boa dose de criatividade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário