sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ambiente colaborativo de aprendizagem: o que é?

A interação organizada entre pessoas que utilizam computadores ou redes de computadores como meio de comunicação, tem trazido contribuições para o desenvolvimento do pensamento reflexivo e habilidades de planejamento que são exigidas para suprir o vazio entre informação e desempenho de trabalho ou de conhecimento.
A proposta central da criação do Ambiente Colaborativo consiste em proporcionar um espaço de construção coletiva do conhecimento, onde cada participante é autor e colaborador e pode usufruir o resultado do esforço de todos. Cabe aqui ressaltar que esta concepção, por si só, não está necessariamente vinculada à Internet / tecnologia / espaço virtual. Trata-se mais de uma concepção filosófica de trabalho onde não existe obrigatoriamente uma hierarquia entre os participantes.
Esta estratégia principal é combinada com o espaço virtual proporcionado pela Internet e pela tecnologia de Sistemas de Gerenciamento da Aprendizagem online (SGA) ou Learning Management Systems (LMS), como exemplos de ambientes que podem ser indicados como referência nesses modelos são a Plataforma de EAD da Fundação Getúlio Vargas e o Ambiente E-Proinfo do Ministério da Educação.
Nesta nova realidade, o estudo torna-se mais individualizado, adaptando-se aos diferentes perfis psicológicos, formas de aprender e comportamento dos diferentes alunos. O estudo adquire maior flexibilidade, podendo ser realizado de acordo com a sua disponibilidade de tempo e no local mais adequado.
É evidente, o professor/professora precisa adaptar-se às novas tecnologias e a seu novo papel nessa sala de aula virtual. Como esta é uma mudança brusca nos paradigmas do ensino tradicional, a opção pela modalidade semipresencial atende às dificuldades de difusão e absorção das novas tecnologias, além de permitir um custo mais acessível do que nos programas totalmente à distância.
Este formato de transição não entra em choque com o modelo tradicional, apenas incorpora elementos novos ao modelo com que professores e estudantes estão acostumados, facilitando a introdução das novas tecnologias.
O desenvolvimento de materiais didáticos para uso em Ambientes Virtuais de Aprendizagem exige conhecimentos de diversos campos, como informática, programação virtual, psicologia da aprendizagem e o conteúdo específico a ser ensinado, o que pressupõe a existência de uma equipe multidisciplinar. Este novo formato de trabalho leva o professor a uma reformulação de suas práticas e métodos de ensino, de forma a obter uma mudança de qualidade significativa no processo de ensino-aprendizagem.
O Ambiente Colaborativo de Aprendizagem, como o próprio nome sugere, é um ambiente virtual que favorece ou pressupõe a colaboração entre os participantes. Uma vez familiarizados com o ambiente virtual de aprendizagem (plataforma), os alunos passam a explorar as ferramentas disponíveis (tais como Fórum, Biblioteca, Chat, FAQ, Bibliografia, Arquivos para download, mural de avisos, Diário de Bordo, e etc.) adquirindo uma visão geral do funcionamento da plataforma.
O Ambiente Colaborativo de Aprendizagem é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem.
Uma caso específico é do Curso de Especialização Tecnologias em Educação da PUC/RJ que tem como proposta propiciar a formadores/multiplicadores dos programas ProInfo Integrado, TV Escola, Mídias na Educação, Formação pela Escola e Proinfantil e a professores efetivos da rede pública de ensino e gestores escolares especialização, atualização e aprofundamento nos princípios da integração de mídias e a reconstrução da prática político-pedagógica realizado numa perspectiva construcionista.
A construção social do conhecimento é uma das bases pedagógicas do modelo de Ambiente Colaborativo adotado, pois permite dar forma conceitual e metodológica à ideia de tornar o aluno parte ativa no processo de construção do conhecimento, como também tornar o centro de ensino mais uma fonte de conhecimento na circularidade absoluta da rede de informações que surgem nos coletivos educacionais.

3 comentários:

  1. Muito boa a matéria. Tenho muito ouvido falar a respeito de ambientes virtuais de aprendizagem e não conhecia o que era. Essa matéria me clareou a ideia e o interesse em conhecer melhor sobre o assunto. No mundo de hoje, realmente, os educadores precisam está antenados para essa realidade,ou então a sociedade segurá e a escola ficara a mercê de características do passado.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa matéria sobre ambientes virtuais de aprendizagem.E isso é muito necessário na sociedade de hoje. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Gostei muito dessa matéria e estou gostando muito desse blog. Parabéns! Pretendo está sempre por aqui acompanhando as novidades.

    Sérgio Freire - CE

    ResponderExcluir